Administração de Conflitos
- As Relações interpessoais;
- Da história e processos de conflitos;
- Da administração de conflitos;
- Da gestão de conflitos.
Administração do Tempo
- Como administrar melhor o seu tempo no trabalho;
- Dicas para administrar bem o seu tempo disponível;
- Como superar o adiamento de tarefas e atividades?;
- Ganhos na administração do tempo para você e sua carreira.
Administração Pública - Capacitação Gerencial
- Evolução Histórica da Gestão Pública;
- O Processo de Modernização da Gestão Pública;
- Governabilidade, Governança e Accountability;
- Ética e Moral na Gestão Pública;
- Competência do Gestor;
- Atitudes Pró-Ativas no Ato de Gerir.
Atendimento 2.0 - A Arte de Encantar o Cidadão
- O ciclo da mudança pessoal;
- Tipos de Servidores;
- A imagem do serviço público;
- Cliente versus cidadão: tem diferença?;
- Cidadão tem sempre razão?;
- Os 7 pecados mortais no atendimento;
- As lições de empresas privadas de alta performance;
- Estudo de casos: Disney, WalMart, Ford, Stew Leonard´s, Magazine Luiza, Lojas Renner, e outras e aplicação de conceitos de relacionamento no serviço público;
- Momentos da Verdade: um conceito como base fundamental;
- Equação da satisfação dos cidadãos;
- Histórias de encantamento;
- Gerenciando reclamações: como acalmar cidadãos irritados;
- Os nove princípios de atendimento;
- Prática de atendimento telefônico: um padrão imbatível;
- A importância do atendimento eletrônico e os avanços tecnológicos: o cidadão cada vez mais conectado.
Atendimento ao Público
-
Desenvolvendo relacionamentos interpessoais no trabalho;
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Ética e serviço público;
-
O atendimento ao público com qualidade: o cidadão em primeiro lugar.
Atualização em Gramática da Língua Portuguesa
- Sintaxe de colocação pronominal e o estudo dos pronomes;
- Sintaxe de regência e o fenômeno da crase;
- Estudo da sintaxe de concordância;
- O novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
Como proteger seu patrimônio, sua privacidade e sua consciência nas redes sociais
Tema: Criar um ambiente digital seguro e estimular a cooperação para combater a desinformação.
Data: aberto a partir do dia 06 de setembro de 2024, sem previsão de encerramento.
Formato: online.
Público-alvo: Servidores do TCEES.
Conteúdo Programático:
Curso - Adequação à LGPD na Prática (EXCLUSIVO PARA ALES) - 27 a 31/03/2023 - 08h às 12h
Data: 27 a 31 de março de 2023
Horário: 08h às 12h
Carga horária: 20 horas/aula
Público Alvo: Exclusivo para Servidores da ALES
Curso Online Conceitos Básicos de Estatística
- Introdução à estatística;
- Séries estatísticas;
- Tabela de frequências;
- Estatística gráfica;
- Medidas de centralidade e de dispersão;
- Assimetria;
- Curtose e complementos;
- Números índices.
Inglês Básico Instrumental para escritório e ferramentas de informática
- Introdução ao inglês instrumental;
- Estrutura da língua inglesa;
- Termos técnicos para escritório;
- Termos técnicos para informática.
Linguagem simples, Redação Técnica, Técnicas de argumentação e Qualidade nas instruções, relatórios e pareceres em processos de controle externo
Data: 08 e 09 de agosto de 2024
Horário: 09:00 às 18:00
Carga horária: 20 horas/aula
Público Alvo: Servidores Públicos que atuam ou pretendem atuar com concessões/PPPs (secretários, procuradores, engenheiros, fiscais de contrato, etc.).
04 (quatro) presenciais:
P 01 – O desafio da comunicação escrita e as características do texto técnico
P 02 – Técnicas de argumentação jurídica
P 03 – Raciocínio Lógico e Dialético
P 04 – Linguagem simples: estilo, coesão e coerência
01 (um) telepresencial:
TP 01 - Monitoramento de resultados (três sessões com dez alunos cada)
Matemática Financeira
- Juro e capitalização simples;
- Capitalização composta;
- Desconto;
- Série de pagamentos;
- Sistema de amortização;
- Método de avaliação de fluxo de caixa;
- Classificação das taxas de juros;
- Taxa média e prazo médio.
Oficina de Habilidade em Comunicação - Media training
Curso Interno Fechado: Oficina de Habilidade em Comunicação - Media Training
Instrutor: Vilma Balint, Cássia Miguel e Vanessa Carmo
Dias: 21 e 22 de maio de 2024
Horário: 13h30 às 17h30 e das 9h às 17h
Local: Plenário do TCEES
Oficina de Habilidade em Comunicação - Oficina de Habilidade em Comunicação - Instrutores
Curso Interno Fechado: Oficina de Habilidade em Comunicação - Oficina de Habilidade em Comunicação - Instrutores
Instrutor: Vilma Balint, Cássia Miguel e Vanessa Carmo
Dias: 20 de maio de 2024
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Plenário do TCEES
Oficina de Habilidade em Comunicação - Palestra: A Importância de Se Comunicar Bem
Curso Interno Fechado: Ofina de Habilidade em Comunicação - Palestra: A Importância de se Comunicar Bem
Instrutor: Vilma Balint e Cássia Miguel
Dias: 20 de maio de 2024
Horário: 9h às 12h
Local: Plenário do TCEES
Oficina Prática - Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (EXCLUSIVO PARA SERVIDORES MUNICIPAIS DE VILA PAVÃO/ES) - 12 e 13/09/2022 - 08h30 às 17h30
Data: 12 e 13 de setembro de 2022
Horário: 08h30 às 17h30
Carga horária: 16 horas/aula
Público Alvo: Exclusivo para Servidores do Município de Vila Pavão/ES
Oficina Prática - Atendimento ao Cidadão, Estruturação de Ouvidorias (EXCLUSIVO PARA SERVIDORES MUNICIPAIS DE VILA PAVÃO/ES) - 14 e 15/09/2022 - 08h30 às 17h30
Data: 14 e 15 de setembro de 2022
Horário: 08h30 às 17h30
Carga horária: 16 horas/aula
Público Alvo: Exclusivo para Servidores do Município de Vila Pavão/ES
Oficinas Práticas de Atendimento ao Cidadão (Exclusivo para Servidores do Município de Cariacica)*
Data: 16/11/2021 a 19/11/2021
Horário: 14h às 17h
Conteúdo Programático:
Oficina Prática nº 1: O ciclo da mudança pessoal; Tipos de Servidores; A imagem do serviço público; Cliente versus cidadão: tem diferença?; Cidadão tem sempre razão?; Os 7 pecados mortais no atendimento; As lições de empresas privadas de alta performance; Estudo de casos: Disney, WalMart, Ford, Stew Leonard´s, Magazine Luiza, Lojas Renner, e outras e aplicação de conceitos de relacionamento no serviço público; Momentos da Verdade: um conceito como base fundamental; Equação da satisfação dos cidadãos; Histórias de encantamento; Gerenciando reclamações: como acalmar cidadãos irritados; Os nove princípios de atendimento; Prática de atendimento telefônico: um padrão imbatível; A importância do atendimento eletrônico e os avanços tecnológicos: o cidadão cada vez mais conectado.
Oficina Prática nº 2: Conceitos, princípios e diretrizes relativos à prestação dos serviços públicos na Era da Informação; direitos e deveres dos usuários; o papel das Ouvidorias Públicas na promoção dos direitos dos usuários e na melhoria dos serviços públicos; o processo de simplificação dos serviços públicos; a importância da avaliação dos serviços prestados ao cidadão; padronização dos procedimentos de recebimento, análise, prazos e respostas às manifestações (denúncias, reclamações, comunicação de irregularidades, elogios, simplificação, solicitações de providências) e pedidos de informações (prazos, recursos, sigilo, distinção entre pedidos genéricos, desproporcionais, desarrazoados, trabalhos adicionais); como utilizar e elaborar a Carta de Serviços ao Usuário; A Lei 12.527/2011 – Acesso à Informação e sua importância no âmbito do Controle Social exercido pelas Instituições Públicas e, principalmente, pelo Cidadão; Lei 13.709/2018 (LGPD) no contexto das Ouvidorias Públicas.
* Considerando a Comunicação Externa encaminhada em 01/06/2021 pela Ouvidoria desta Corte aos Gestores das UG ́s, e as diretivas da Rede TCE-ES de Ouvidorias Integradas, reafirmando a disponibilidade incondicional da Ouvidoria deste Tribunal em colaborar com orientações e subsídios destinados à organização e funcionamento das Ouvidorias locais, o que resultou na reunião realizada em 23/07/2021 com Senhor Sandro Andrey Amaral, Ouvidor da Prefeitura Municipal de Cariacica e o subsecretário da Secretaria de Controle e Transparência do município, Senhor Sérgio de Souza Freitas , na qual foi solicitado pelo referido Ouvidor que esta Corte, através de sua Ouvidoria, disponibilizasse cursos de capacitação aos servidores daquela Prefeitura.
Prática de Comunicação Escrita Eficiente
Tema: Comunicação escrita clara e democrática.
Data: 16 de setembro de 2024 a 21 de outubro de 2024.
Formato: presencial e online.
Local: Sala de Treinamento - primeira e última aula.
Público-alvo: Servidores do TCEES.
Conteúdo Programático:
Painel 1 – Clareza e funcionalidade na comunicação. A função do auditor e da peça técnica no processo. O que se comunica, a quem se comunica.
Painel 2 - Estruturação de peças técnicas e o Legal Design. Vestindo a cartola do cidadão.
Painel 3 – Coesão e coerência nas peças produzidas.
Painel 4 - Linguagem simples, clara e objetiva. Consciência de vícios comuns.
Painel 5 - Capacidade de síntese. Identificação de foco. Técnicas de legal design para facilitar o entendimento do leitor.
Painel 6 - Comunicação escrita eficiente.
Painel 7 - Análise crítica e técnicas de advocacia persuasiva.
Painel 8 - Defesa oral, storytelling e julgamento.
Importante!
Todas as aulas acontecerão as segundas-feiras das 13h15min às 17:15.
Início do curso: 16/09 - aula presencial
Dias do curso na modalidade online: 19 e 30/09 - 07 - 14/10
Término do curso: 21/10 - aula presencial
O curso prevê:
32h de aulas práticas e expositivas, 3h para aceleração de desenvolvimento um a um para cada participante e 3h para análise das dificuldades mais comuns e maiores fragilidades da turma.
Programa Onboarding: Ambientação de Novos Servidores
Data: 02 à 28 de agosto de 2023
Horário: 13h00 às 19h00
Carga horária: 98 horas/aula
Público Alvo: Novos Servidores do TCEES.