Capítulo 2 – Recursos para Produção de Planilhas

 

Tópico 2 – Fórmulas

Barra de fórmulas

O Microsoft Excel possui um conjunto de fórmulas pré-definidas e que podem ser utilizadas a partir da barra de fórmulas que é composta por três partes, a saber: a primeira parte mostra o endereço da célula em que a fórmula está sendo inserida, por exemplo, B4 (significa a célula da linha 4 e da coluna B). Após a escolha da célula para inserir a fórmula, é necessário acessar o botão inserir função, também na barra de fórmula. Esse botão abre uma janela chamada inserir função onde podemos pesquisar pela fórmula por categorias (Financeira, Data e Hora, Matemática e Trigonométrica, Estatística, Pesquisa e Referência, Banco de Dados, Texto, Lógico, Informações e Engenharia), ou selecionar a função diretamente na caixa de funções. 

As funções recebem parâmetros que são os endereços das células que serão utilizadas para a realização do cálculo. Por exemplo, para termos o total de despesas do orçamento doméstico utilizamos a função soma ( ) como mostrado no vídeo abaixo. Esta função utiliza como argumento da função para realização da operação soma o intervalo de células entre a B4 até a B18, como segue: soma (B4:B18). Desta forma, o Microsoft Excel efetua a operação soma com os valores da célula B4 até a célula B18, totalizando o valor das despesas fixas do orçamento doméstico.

No entanto, se necessitarmos somar apenas algumas células específicas, a sintaxe dos argumentos na função precisa ser alterada. A alteração diz respeito ao uso da pontuação nos argumentos da função como mostrado a seguir: soma (B4;B17). Este exemplo mostra a soma somente entre as células B4 e B17 que representam o valor do colégio e da mesada das crianças. Nesse caso, a função soma é utilizada com um ponto e vírgula para que seja considerado na soma somente o valor da célula B4 e o valor da célula B17.