Capítulo 2 – Recursos para Produção de Planilhas

 

Tópico 2 – Fórmulas

Ordem dos cálculos

Assim como na matemática, é importante observar a ordem na qual o cálculo é executado no Microsoft Excel porque esta ordem altera o resultado dos cálculos. Então é importante compreender a prioridade dos operadores matemáticas para termos o resultado desejado.

As fórmulas calculam os valores de acordo com a ordem que organizarmos os operadores. Uma fórmula no Microsoft Excel sempre inicia com o sinal de igual (=) e o Microsoft Excel interpreta os caracteres depois do sinal de igual como uma fórmula ou função. Depois do sinal de igual estão as partes da fórmula que serão utilizadas para a realização do cálculo matemático: os números e operadores.

Os números podem estar representados a partir de variáveis ou de constantes, isto é, como constantes ou referências a células, como por exemplo

=A1 + 5

Onde o A1 faz referência ao conteúdo que está na linha 1 e coluna A (célula A1), o sinal de + significa o operador de adição e o número 5 significa o valor constante 5.

As partes da fórmula são separadas pelos operadores matemáticos e o Microsoft Excel calcula a fórmula da esquerda para a direita, de acordo com a ordem específica para cada fórmula e a precedência dos operadores como na matemática.

Se utilizarmos mais de um operador em uma única fórmula, o Microsoft Excel 2016 executará as operações na ordem mostrada na tabela abaixo. Se uma fórmula contiver operadores com a mesma precedência (por exemplo, se uma fórmula contiver um operador de multiplicação e divisão), o Microsoft Excel avaliará os operadores da esquerda para a direita.