Capítulo 2 – Recursos para Produção de Planilhas

Tópico 2 – Fórmulas

Partes de uma fórmula no Microsoft Excel

As partes de uma fórmula no Microsoft Excel são funções, referências, operadores e constantes.
Podemos utilizar uma variedade de funções pré-definidas (soma, contador, raiz quadrada, entre outras); podemos fazer referências a outras células da planilha, ou sequência de células; podemos utilizar operadores aritméticos, lógicos e matemáticos; bem como, podemos utilizar números constantes.

Uma função retorna o valor definido na função. As referências retornam o valor que está inserido na célula, por exemplo, A2. As constantes são números ou valores de texto inseridos diretamente em uma fórmula como, por exemplo, o número 546. E, os operadores são os operadores aritméticos, de comparação, de concatenação de textos e de referência.

Uma constante é um valor que não é calculado, isto é, um valor que sempre permanece com o mesmo conteúdo. Por exemplo, uma data 12/08/2016; o número 546 é uma constante que não muda dentro da fórmula, e o texto "Introdução ao Microsoft Excel 2016" é um conjunto de caracteres que para o Microsoft Excel é uma constante.

Os operadores especificam o tipo de cálculo que desejamos efetuar nas células selecionadas. O Microsoft Excel segue o padrão de prioridades conforme as regras matemáticas. Há quatro tipos de operadores de cálculo para ser realizado no Microsoft Excel: aritmético, de concatenação, de comparação e de referência.