Geral
Curso em parceria entre TCE-ES e o Instituto Rui Barbosa - IRB
(Termo de Cooperação Mútua nº 9956/2016)
CURSO: Como funciona o Poder Legislativo Municipal para vereadores, assessores e sociedade em geral
Modalidade: a distância – videoaulas
Carga horária de certificação: 20 horas
Início: imediato com inscrições automaticamente liberadas
Prazo para finalização: mínimo de 3 dias; máximo até o final do ano corrente
Objetivo: Com uma linguagem de fácil compreensão e ponderando os conceitos mais comuns empregados na função de vereador, o presente curso traz um panorama geral do ambiente legislativo e institucional e suas relações com outros poderes, especialmente com o Tribunal de Contas. Pretende-se capacitar, orientar e desenvolver maiores habilidades no desempenho de suas funções nas Câmaras.
Conteúdo: MÓDULO 1 – O Vereador – impedimentos, prerrogativas e funções (Domingos); MÓDULO 2 - Noções de Direito Constitucional; MÓDULO 3 – Processo Legislativo; MÓDULO 4 – A técnica legislativa; MÓDULO 5 – A função fiscalizatória; MÓDULO 6 – O orçamento público; MÓDULO 7 – O julgamento das contas do Prefeito; MÓDULO 8 – Noções de Direito Administrativo; MÓDULO 9 – A administração da Câmara Municipal; MÓDULO 10 – As parcerias do poder público com a sociedade civil; MÓDULO 11 – Noções de Previdência Social.
Instrutores: Domingos Augusto Taufner; Jane Nascimento Costa Pinheiro; Alfredo Alcure Neto; Gustavo Rubert Rodrigues; José Cláudio Del Pupo; Lucas Gil Carneiro Salim; Lyncoln de Oliveira Reis; Odilson Souza Barbosa Júnior.
________________________________
Obs.: Este curso é de responsabilidade de seu(s) autor(es), e suas opiniões são de conteúdo doutrinário. Não necessariamente aqui estão refletidas a posição deste Tribunal de Contas, que só se manifesta oficialmente por meio de seu Plenário, nos julgamentos que profere.
Caso o gestor público, no caso concreto, adote um posicionamento consonante com esse curso, não estará isento de justificar sua decisão com base nas normas jurídicas vigentes, conforme o caso concreto, tomando todas as cautelas para uma correta aplicação da lei, sempre visando ao interesse público.